TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA WEB 2.0

Este blog foi criado para atividade educacional do curso de Formação na Web.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

FORMAÇÃO VIA WEB


LEONE
“As frases de caminhão retratam uma das mais características formas da cultura popular brasileira, porém por trás de cada frase existe, também, o estereótipo e às vezes a desvalorização de uma cultura.

O trabalho que fora desenvolvido teve por finalidade fazer o levantamento das frases antigas, das atuais e analisar, realizando debates em aula online e aulas expositivas sobre  os possíveis motivos desta desvalorização.”

 

Tema central: Frases de parachoque de caminhão

 Objetivos :

        Conhecer as frases de pára-choque de caminhão e refletir com os alunos o que há por trás de cada frase: valores, desvalorização do outro, questões de gênero. (FILOSOFIA)

        Realizar atividades, proporcionando o desenvolvimento criativo dos alunos, através de: publicação e comentários no blog da turma.

• Segmento de ensino e séries envolvidas: Atividade destinada a turmas de 7° e 8° ano do 2° segmento do ensino fundamental.

• Ferramentas web 2.0 que serão utilizadas: Blog

• Metodologia:

        Incentivar os alunos a pesquisarem em casa junto com os pais e avós as frases que com mais frequência apareciam nos caminhões.

        Pesquisar na internet e na cidade/ bairro quais são as frases que aparecem hoje em dia. São as mesmas? Há diferença de um tempo para outro e de um local para outro?

        Proporcionar momentos para a reflexão e discussão no blog   sobre as diferentes frases selecionadas pelos alunos.

        Inventar outras frases bem criativas e compartilhar no blog para que comentem.

·        Fazer um levantamento das frases do local.

·        Apresentar outras frases para que os alunos vejam se há semelhança ou diferença.

·        Incentivar os alunos a expressarem o que pensam sobre as frases e perceber o que há por trás de cada expressão.(Houve desvalorização da ideia principal das frases?)

·        Criar outras frases e postar no blog.

·        Trocar as frases dentro da turma e/ou com as outras turmas que estejam desenvolvendo esta atividade.

 

• Forma de avaliação: Monitoramento do blog para avaliar a participação dos alunos e auxiliá-los no processo de aprendizagem.

 

• Cronograma : Durante as aulas de Filosofia e Oficina de Leitura (3° bimestre letivo do ano de 2011)

• Material de apoio:  


 


 



 

 

Um comentário:

  1. Muito maneiro. Parabéns!

    Quem nunca riu de alguma frase de parachoque de caminhão? rs

    abraços

    ResponderExcluir